Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / I SEMINÁRIO CRISE ECONÔMICA E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PARA O MUNICÍPIO. / I SEMINÁRIO CRISE ECONÔMICA E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PARA O MUNICÍPIO.

I SEMINÁRIO CRISE ECONÔMICA E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PARA O MUNICÍPIO.

por fla publicado 13/11/2015 14h25, última modificação 13/11/2015 14h23
SOLUÇÕES PARA SOBREVIVER A CRISE ECONÔMICA E NOVAS PROPOSTAS SÃO APRESENTADAS NO I SEMINÁRIO CRISE ECONÔMICA E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PARA O MUNICÍPIO.

A situação da economia do país e municípios foi discutida ontem (11), no I Seminário Crise Econômica e Oportunidades de Negócios para o Município, realizado pela Câmara Municipal de Floresta.

Durante o evento foi apresentado um novo documento que acaba de ser elaborado pelo Sebrae com um Diagnóstico Econômico do Território de Itaparica. A consultora responsável, Keyla Patrícia, apresentou números como taxas de desemprego de Carnaubeira da Penha (1,5%), Floresta (2,8%), Itacuruba (7,3%), Jatobá (4,4), Petrolândia (5,7) e Tacaratu (2,8). Ainda destacou o valor adicionado bruto – VAB da agropecuária, indústria e serviços, sendo este último o mais elevado em todos os seis municípios, com grande importância na formação do Produto Interno Bruto – PIB.

Outra temática que chamou muita atenção dos participantes foi o desenvolvimento territorial e o papel da gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento, palestra ministrada pelo diretor regional da Unidade de Negócios do Sebrae, Pedro Lira. “As políticas econômicas são insuficientes para combater a pobreza e reduzir as desigualdades. O desenvolvimento não depende unicamente do setor público. Depende de forma decisiva da forma como se organiza o conjunto dos atores sociais em cada território”, disse Pedro.

Ele ainda chamou a atenção do público para o papel do prefeito, que deve ter uma estratégia de dinamização econômica local, enquanto que os vereadores de apoiar, cobrar e fiscalizar o prefeito. Destacou que no período de crise é muito importante ter atitudes empreendedoras com busca de informações, de oportunidades e iniciativas, persistências, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, entre outras.

Pela manhã, o evento também contou com uma Clínica Tecnológica do Agronegócio, sob a coordenação do consultor do Sebrae Pedro Tasso. Para ele, o mundo está de olho no agronegócio, o que possibilita a ampliação do setor, e que a região de Itaparica tem potencial para o negócio. Contudo, deverá enfrentar desafios como a infra-Estrutura para exportação.

No horário da tarde, os trabalhos foram reiniciados com apresentação do professor Francisco José Castro, coordenador do curso de ciências econômicas da UFRPE/UAST – Serra Talhada. Segundo ele, uma pesquisa do Bacen com mais de 100 instituições financeiras realizada em outubro de 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro terá mais um ano de retração, que em 2016 será de - 1,20%. Sendo essa a pior marca desde o governo Collor que foi -1,28. Esse ano a retração chega a - 2,97%.

Quanto ao Seminário, Francisco parabenizou a iniciativa do Presidente do Legislativo de Floresta, Murilo Alexandre de Almeida. “Posso dizer que sua atitude é inovadora, empreendedora. Realizar um seminário com alto nível de debate com participação de diversas representações da sociedade possibilita entendermos o cenário que temos vivido e como encontrar soluções para enfrentar essa crise”.

A última palestra do dia foi do engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae, Aloísio Ferraz, que falou sobre o desenvolvimento e a transposição do São Francisco/eixo leste – Floresta, obra que segundo ele só deverá ficar pronta em 2020. Aloísio defende a ideia de incluir a região da Serra Negra no projeto de transposição, o que poderia gerar cerca de 40 mil empregos.
Ao final da palestra, ficou a sugestão de se montar uma comissão unindo 22 municípios que se beneficiariam diretamente com o projeto, para que sejam reivindicadas essas modificações no projeto original da transposição. Causa já abraçada pelo presidente Murilo Almeida.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

Facebook Twitter Youtube Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Resultados

  • Sim: 91
  • Não: 31
  • Pode melhorar: 6
spinner
Total de votos: 128
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
Acesso à Informação
« Novembro 2017 »
month-11
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2