Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência pública resulta na formação de comissão para cobrar perenização do Riacho do Navio

Audiência pública resulta na formação de comissão para cobrar perenização do Riacho do Navio

por fla publicado 06/10/2017 13h00, última modificação 11/10/2017 19h52

Na manhã de hoje (6), políticos, órgãos públicos e população reuniram-se na Câmara Municipal de Floresta em Audiência Pública para debater sobre a alocação de água da Barragem do Muquém para a Barragem do Juá.

Idealizada e conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Beto Souza, a audiência contou com a participação dos vereadores Tiago Maniçoba, Talles Cruz, Murilo Almeida, Beijinha Puça, Pedro Henrique e Kiel.

Na abertura das discussões, Beto enfatizou que com a concretização da perenização do Riacho do Navio, um novo tempo se iniciará para centenas de famílias. “Precisamos dessa água, mas é preciso discutir os impactos dessa ação. A audiência nos permite analisar os impactos econômicos, financeiros e sociais para esses pequenos produtores rurais que serão beneficiados ao longo do Riacho”.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Floresta Pedro Vilarim, representante da CODEVASF, Luiz Eduardo Frota, coordenador regional da Compesa Tácio Novaes, Gerente Regional da Compesa, Luciano André, Coordenador do Conselho de Usuários das Águas do Juá, Edmir Manoel, Conselho de Gestores da Barragem de Serrinha, Henrique Gominho.

O evento teve a participação de diversas comunidades interessadas no assunto por serem as beneficiadas com a alocação dos recursos hídricos: Caiçara, Aticum, Várzea Comprida, Riacho do Navio, Saco do Nô, Caldeirão do Buriti, Várzea do Exú, Jardim II, Barra do Juá, Curralinho dos Angicos e Umbuzeiro.

Segundo Edimir Souza, representante do Conselho da Barra do Juá, era necessário mais empenho dos agricultores e criadores nesta discussão. “Poucos atenderam o chamado da Câmara para esta audiência. Enquanto os agricultores do navio estiveram em suas casas dependendo apenas de força política, a abertura da comporta não acontecerá. Somos 8 mil pessoas a serem beneficiadas, mas é preciso unir forças. Precisamos nos unir e promover em um movimento organizado e lutar por esse projeto, porque tecnicamente ele é viável. Floresta tem capacidade de triplicar em três anos a economia local, se conseguirmos avançar com a produção rural”.

Edimir diz ainda que a urgência da abertura da comporta se dá, entre outras razões, pela possibilidade de, em apenas três meses, os criadores perderem 50% dos seus rebanhos.

O representante da CODEVASF também foi à tribuna. “Representando a operadora federal do sistema de Transposição do São Francisco, a CODEVASF, que vai receber esse sistema para fazer a manutenção e administração, me responsabilizo em encaminhar um relatório de tudo que está sendo discutido nesta Audiência para superintendência, para que se tenha conhecimento e possamos reforçar esse pedido junto aos responsáveis”, garantiu.

Segundo o vereador Murilo Almeida, é preciso se formar uma comissão e pedir audiência com o Governador Paulo Câmara, já que o entrave está entre o Estado e Ministério da Integração. “Esse é um problema que só a força política vai resolver”, disse o vereador.

O representante da comunidade Curralinho dos Angicos, Elias da Silva, relatou que essa comunidade está localizada a mil metros da passagem de água do São Francisco e precisa se humilhar pedindo pipa d'água para a abastecer 50 famílias. “Peço ao representante da CODEVASF que olhe por nossa situação. Vivemos a pior seca de todos os tempos e estamos sofrendo com isso”, apelou na tribuna.

Ao final da reunião, o presidente Beto Souza se dispôs a organizar a comissão sugerida pelo vereador Murilo. De imediato já agendou com o vice-prefeito Pedro Vilarim, para na próxima segunda-feira (9), se reunirem com o fim de organizar essa comissão para que ainda na semana, seja feita visita ao Governador. “Eu vou em busca de quem quer que seja para atender essa demanda”,disse Beto.

Mídias Sociais

 facebook    instagram    youtube

SERVIÇOS DIGITAIS

        image_preview.png         e-sic.png

 

      cartas_de_servicos.png          i-perguntas-frequentes.png

 

          transparencia.png

« Setembro 2018 »
month-9
Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6